sábado, 30 de outubro de 2010

Amar



Que amem.
Quando nós queremos ser amados, ainda somos crianças psicológicas.
Quando nós amamos, atingimos a plenitude.
Quando alguém nos persegue, está doente.
Quando nós perseguimos, estamos mal.
Se nos fazem mal, esse mal não nos alcança porque o mal só tem vigência naquele que o cultiva.

Seja você quem ama.
Dispute a honra de amar. Não tema o amor.
Quando nós amamos, uma estrela de paz brilha em nosso coração e a felicidade irradia-se como perfume.
Quando queremos ser amados, ainda temos caprichos, temos impositivos, temos perturbações.
O amor, diz Joanna de Ângelis, é a alma de Deus, porque Deus é a alma do amor.

*Divaldo Pereira Franco*

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Infância

Andar de bicicleta, correr, patinar,
Brincar de boneca, ler e estudar.
Jogar bola, jogo da memória e totó.
Receber os carinhos da vovó.

Fazer pipa com o vovô,
Transformar lata em robô.
Com papai aprender a fazer avião,
Barquinho e bolinhas de sabão.

A mamãe faz as refeições,
Coloca pra dormir, ajuda nas lições.
Ensina o que é respeito e obediência,
Com amor e paciência.

Assim é nossa infância querida,
O melhor momento da vida,
Lá moram nossas mais doces lembranças!

Deveria ser assim com todas as crianças...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Carnaval


Em 2006, eu e mais duas primas resolvemos nos aventurar no carnaval pernambucano. Juliana morava em um apartamento localizado no bairro Boa Vista – Recife. Assim que cheguei com Isa, fomos as três ao supermercado e abastecemos a geladeira com comidas rápidas e fáceis de preparar, sem esquecer as polpas de frutas e dois litros de vodka.
Saíamos sempre por volta das 10:00h munidas cada uma de roupas leves e confortáveis, levávamos algum dinheiro no bolso, garrafinhas com nossa bebida (polpa de fruta, vodka e gelo) e muita alegria! Pegávamos um táxi que nos deixava na entrada de Olinda. Encontrávamos várias pessoas, algumas fantasiadas, outras usavam shorts e camiseta, mas todas muito animadas e subindo a primeira ladeira que nos levaria para a folia. Prontas para frevar!
Um dos primeiros pontos era a Prefeitura Municipal de Olinda, sempre bem decorada, repleta de bonecos gigantes, muita gente animada dançando ao som contagiante do frevo e até o Hino do Estado de Pernambuco caía no ritmo carnavalesco. Foram dias de folia embalados por:
♪ Olinda! Quero cantar a ti essa canção/ Seus coqueirais, o teu sol, o teu mar/ Faz vibrar meu coração, de amor a sonhar/ Minha Olinda sem igual/ Salve o teu carnaval! ♪
♪ Salve! Ó terra dos altos coqueiros!/ De belezas soberbo estendal!/ Nova Roma de bravos guerreiros/ Pernambuco, imortal, imortal! ♪
♪ Voltei, Recife,/ Foi a saudade que me trouxe pelo braço,/ Quero ver novamente,/ Vassoura na rua abafando/ Tomar umas e outras e cair no passo. ♪
♪ Você diz que ela é bela/ Ela é bela, sim, senhor/ Porém poderia ser mais bela/ Se ela tivesse meu amor, meu amor. ♪
♪ Queiram ou não queiram os juízes/ O nosso bloco é de fato campeão/ E aqui estamos cantando essa canção/ Viemos defender a nossa tradição/ E dizer bem alto que a injustiça dói/ Nós somos madeira de lei que cupim não rói. ♪
♪ E Recife adormecia/ Ficava a sonhar/ Ao som da triste melodia. ♪
♪ Bate-bate com doce/ Eu também quero/ Eu também quero/ Eu também quero. ♪
♪ Deixa o frevo rolar,/ Eu só quero saber/ Se você vai ficar,/ Ai meu bem sem você não há carnaval,/ Vamos cair no passo/ E a vida gozar. ♪
♪ Sou do Recife com orgulho e com saudade/ Sou do Recife com vontade de chorar,/ O rio passa levando barcaça pro alto do mar,/ E em mim não passa essa vontade de voltar/ Recife mandou me chamar. ♪
♪ Morena tropicana/ Eu quero o teu sabor. ♪
Além de dançar muito ao som do frevo e do maracatu tocados pelas bandas das troças carnavalescas que percorriam a pé juntos aos foliões as ladeiras de Olinda, também comíamos queijo de coalho assado e, como nosso preparo caseiro já tinha acabado nas primeiras ladeiras, bebíamos caipirinha, cerveja e vinho, uma mistura e tanto que deu certo! Para ajudar a aliviar o calor, nos tornávamos alvo das pistolinhas de água que divertiam os marmanjos.
Após brincar em Olinda durante todo o dia, íamos ao apartamento, tomávamos banho, comíamos algo que realmente alimentasse, nos arrumávamos e íamos continuar nosso carnaval no Recife Antigo. Ali já era outro nível. As pessoas se arrumavam melhor, desfilavam nas ruas os tradicionais blocos de frevo, maracatu e caboclinhos. Na Praça do Marco Zero é montado um palco enorme onde se apresentam grandes nomes da música: Antônio Nóbrega, Alceu Valença, Elba Ramalho e SpokFrevo Orquestra são alguns dos nomes que abrilhantam a noite do carnaval recifense. Sem falar que Recife possui o maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada: ♪ Ei pessoal, ei moçada/ O carnaval começa no Galo da Madrugada. ♪
Para quem gosta de brincar carnaval, não existe melhor lugar do que Pernambuco. Você economiza mais, conhece gente do mundo inteiro, se diverte com tranqüilidade (as pessoas pedem desculpas quando pisam no seu pé!), todo mundo divide o mesmo espaço e brinca de igual para igual.
Um capítulo a parte são os “amores de carnaval”. Lá os homens não chegam na mulherada logo querendo beijar e depois viram as costas e saem agarrando a próxima mulher que vêem pela frente. Os pernambucanos conversam, elogiam, brincam e aí, se a mulher quiser, beijos calientes são trocados e, dependendo do entrosamento do casal, o “romance” pode durar o carnaval inteiro!
A brincadeira é tão gostosa, parece que todo mundo se torna criança de novo! A diversão é tanta que Luiz Bandeira fez um frevo que traduz o sentimento do pernambucano ao se despedir do carnaval: ♪ É de fazer chorar/ Quando o dia amanhece/ E obriga o frevo acabar/ Oh! Quarta-feira ingrata/ Chega tão depressa/ Só pra contrariar. ♪
Nesses quatro anos muita coisa mudou, entre elas, parei de ingerir bebidas alcoólicas. Porém, minha paixão pelo carnaval pernambucano continua viva e um dia voltarei a frevar naquelas ladeiras.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Xô solidão!

Era um lindo sábado de sol e Fred estava sozinho na varanda de casa. Dia perfeito para brincar, mas ele queria uma companhia para aproveitar aquele sábado. Janaína e Pedro tinham saído, foram tão animados que tudo indicava que eles queriam curtir aquele dia lindo a sós.
Para passar o tempo e aliviar o calor, Fred resolveu ligar a torneira do jardim e tomar um belo banho de mangueira. Mesmo sozinho, ele bem que conseguiu se divertir por algum tempo. Depois de brincar com a água, Fred voltou a ficar tristinho, o que ele queria mesmo era alguém ali ao seu lado, mas não havia ninguém. De repente, um carro parou na frente da sua casa e desceram dele Janaína, Pedro e o ser mais lindo que Fred já tinha visto na vida!
-Fred, olha quem a gente trouxe para brincar com você! – disse Pedro.
-O nome dela é Mel. – apresentou Janaína.
Fred imediatamente correu ao encontro de Mel, ela era linda! Seria maravilhoso brincar com ela naquele sábado e em todos os outros dias do ano, por toda a sua vida! Eles correram, brincaram, rolaram no chão, se cheiravam o tempo todo.
-Parece que a gente acertou ao escolher essa cadelinha para fazer companhia ao Fred. – vibrou Pedro.
-O amor existe e é lindo até no reino animal! – brincou Janaína.
A partir daquele sábado Fred nunca mais se sentiu sozinho e seus donos nunca mais se sentiram tristes ao sair de casa para trabalhar ou passear. Fred agora tinha a linda Mel para lhe fazer companhia.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Feliz vida!


Uma senhora chinesa já idosa, carregava dois vasos grandes, cada um pendurado na ponta de uma madeira que se apoiava em seus ombros.
Um dos vasos tinha uma rachadura, e o outro era perfeito e sempre levava todo o seu conteúdo de água. No fim do longo percurso, o vaso defeituoso chegava sempre com metade do seu conteúdo. E foi assim por dois longos anos, a senhora idosa levava para casa um vaso e meio de água.
O vaso perfeito era orgulhoso, pois cumpria sempre a sua obrigação. O vaso defeituoso, ao contrário, envergonhava-se da sua imperfeição; perdia sempre metade do seu conteúdo.
Depois de dois anos, reconhecendo seu defeito durante um trajeto, falou com a senhora idosa:
-Sinto muito que por causa do meu defeito, a senhora perca metade do meu conteúdo.
A senhora idosa sorriu e disse:
-Já reparaste nas flores que estão do teu lado? Enquanto no outro lado não tem. Isso porque eu sempre soube que em ti havia uma rachadura, então, plantei sementes do teu lado e a cada dia que fazia este trajeto, tu regavas as sementes. Por dois anos recolhi estas maravilhosas flores para decorar a nossa mesa. Sem ti e a tua maneira de ser, não seria possível esta beleza para alegrar a nossa casa.

Cada um de nós tem o seu defeito particular. Mas são as rachaduras e os defeitos que fazem as nossas vidas assim, interessantes e gratificantes. Devemos aceitar as pessoas como são, procurando ver nelas aquilo que tem de melhor.

*Autor desconhecido*

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lindo dia


Segundo Florbela Espanca, "Quem disser que se pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente!", concordo com a poetisa portuguesa. Há um ano atrás, você não queria se apegar a ninguém, eu pensava que nunca mais me apaixonaria. Quão tolos nós fomos! O amor nunca avisa quando chega e a gente nunca sabe quem vai amar. Ainda bem que a vida nos reserva essas maravilhosas surpresas, ainda bem que estávamos prontos para perceber, receber e agradecer essa dádiva.
Como disse Oscar Wilde, "A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riquezas à vida que nada mais consegue trazer". Hoje eu sei o que é amar e ser amada, hoje eu sei o quão valioso é esse presente divino e agradeço a Deus todos os dias por ter você em minha vida.

♥ "O nosso amor é lindo! Tão lindo! Nada pode ser mais lindo, do que o nosso amor!" ♥ *Thomas Roth e Arnaldo Saccomani*

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Empréstimo


Sim, irei pegar emprestado a letra de uma linda canção de Nando Cordel e Dominguinhos para expressar a saudade que estou sentindo do meu amor. Volta logo dessa viagem!



GOSTOSO DEMAIS

Tô com saudade de tu, meu desejo
Tô com saudade do beijo e do mel
Do teu olhar carinhoso
Do teu abraço gostoso
De passear no teu céu
É tão difícil ficar sem você
O teu amor é gostoso demais
Teu cheiro me dá prazer
Quando estou com você
Estou nos braços da paz
Pensamento viaja
E vai buscar meu bem-querer
Não posso ser feliz, assim
Tem dó de mim o que eu posso fazer

LULA: O torneiro mecânico que entrou para a história do Brasil.

Sempre admirei a inteligência do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sempre tive vontade de escrever algo sobre a “Era Lula”, mas nunca consegui ultrapassar poucas linhas. Ontem, recebi um e-mail de uma pessoa querida que sintetiza todas as conquistas de um torneiro mecânico que se tornou Presidente da República Federativa do Brasil e entrou para nossa história. Boa leitura!


SAUDAÇÕES BRASILEIRAS!

Lula, que não entende de sociologia,levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.
Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos (14 universidades públicas e estendeu mais de 40 campi), e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade (meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares).
Lula, que não entende de finanças, nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares (valores de janeiro de 2010), e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis (maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta).
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8 (criou o G-20).
Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) e uma mulher no cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre (como também na linha branca de eletrodomésticos).
Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual (o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros...).
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com George Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador... É amigo do tal John Sweeny (Presidente da AFL-CIO - American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central de trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...) e entra na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos "States".
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa é autor da maior mudança geopolítica das Américas na história.
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sab ed oria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas; faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.
Lula, que não entende nada de nada, é bem melhor que todos os outros!

*Pedro Lima*
Economista e Professor de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

OBSERVAÇÃO:Desculpem-me os não-Lulas, mas como recebo muitos e-mails ironizando e falando horrores dele, acho que tenho o direito de enviar um único e-mail que fale bem desse maravilhoso "analfabeto".

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dica para os adultos

Estávamos em uma reunião familiar, onde a única criança presente era uma garotinha de 4 anos de idade. Por ela não ter muita coisa para fazer no meio de tantos adultos, a menininha comia muitos salgadinhos e brigadeiros acompanhados de um copo com refrigerante.
Num determinado momento, ela pediu ao papai mais um pouco de refrigerante e ele disse:
-Não meu amor, você já tomou muito refrigerante hoje.
Ela não gostou muito da resposta negativa do pai, fez biquinho. Aí, um homem obeso que estava presente na reunião e ouviu toda a conversa entre pai e filha, resolve “ajudar”:
-Não beba mais refrigerante porque senão sua barriga vai ficar do tamanho da minha!
A garotinha olhou pro barrigão do homem, em seguida olhou tristinha pra barriguinha dela e se abraçou ao pai. E o homem rechonchudo continuou:
-E eu como sou gordo e como demais vou acabar explodindo!
Pronto! A menina ficou apavorada, morrendo de medo que o homem gordo explodisse! Desde então ficou pedindo ao pai para ir embora. O temor da criança era tanto, que o pai achou melhor levá-la pra casa, longe do homem que iria explodir.

Nesse Dia das Crianças, vai uma dica preciosa para os adultos: Nunca façam medo a uma criança, vocês não sabem qual será a repercussão desse receio na cabecinha dela e o mal que ele poderá fazer na formação da sua personalidade.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Meu olhar político

Infelizmente, teremos segundo turno para a Presidência da República: Dilma Rousseff (PT) x José Serra (PSDB). Nesse período somos bombardeados por informações contra um e contra o outro. O interessante é que só as grandes empresas de comunicações do país querem o PSDB de volta, por que será? Fácil, porque só eles lucraram no governo tucano!
Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil de 1995 a 2002 e conseguiu realizar o pior governo da história do nosso país. José Serra foi seu Ministro, ou seja, fez parte da catástrofe FHC. Um governo que fatiou o Brasil e vendeu o que pode a preço irrisório; foi marcado por renda baixa e desemprego em alta; e teve a capacidade de aumentar a dívida pública interna e externa de R$153,4 bilhões (em 1995) para R$700 bilhões (em 2002).
Luiz Inácio Lula da Silva iniciou seu mandato em 2003 e deixará o governo, em 2010, com o maior índice de aprovação que um Presidente da República Federativa do Brasil já teve! O motivo? O Presidente Lula governou o Brasil para os brasileiros e não para meia dúzia de gatos pingados.
Governo perfeito? Sem erros? Sem gente querendo tirar vantagens? Sem especulações? Impossível! Eu vivo no mundo real, percebo que todos estão sujeitos a acertos e a erros. Um programa do governo tucano que gostei foi o de Combate a AIDS, uma campanha direcionada a população em geral que teve bons resultados e fortaleceu os debates e as informações sobre o vírus HIV. No mais, em minha opinião, o governo FHC/Serra foi desastroso.
Já o governo petista teve seus escândalos, mas em compensação aumentou a renda dos brasileiros, diminuiu a taxa de desemprego, fortaleceu a economia brasileira, fez o Brasil ser respeitado no mundo, levou água e luz para os lugares mais inóspitos do país, quitou a dívida com o FMI... Ou seja, o governo Lula/Dilma tem muito mais acertos do que erros.
Como o Brasil não pode ficar sem Presidente, e anular voto é se isentar de responsabilidade, vamos analisar com seriedade os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), votando com consciência cívica no dia 31 de outubro de 2010.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Registro de uma brasileira

No último domingo, fomos às urnas. Enquanto alguns investigaram a vida dos seus candidatos e votaram em pessoas que tinham trabalho ou projeto de trabalho em favor da população brasileira, outros tantos eleitores utilizaram as urnas sem seriedade. Um grande exemplo disso foi os paulistas elegerem o palhaço Tiririca como o Deputado Federal mais votado das Eleições 2010!
Isso explica um dos grandes motivos para que o voto no Brasil seja obrigatório. Infelizmente, grande parcela dos meus compatriotas ainda não sabe o valor do seu voto, não têm consciência cidadã. Votam por votar, não raciocinam antes de escolher seus candidatos. O incrível é que a eleição de um palhaço como Deputado Federal aconteceu no maior colégio eleitoral do país, ou seja, em São Paulo! Um estado desenvolvido, modernizado, civilizado... Tiririca foi eleito com 1.353.367 (um milhão, trezentos e cinquenta e três mil, trezentos e sessenta e sete) votos, uma brincadeira que gerou uma polêmica enorme, pois ao que tudo indica, além de palhaço, Tiririca é analfabeto! Como disse Renato Russo: "Que país é esse?"
Mas, deixando a palhaçada de lado, a eleição de famosos não para por aqui. Segue abaixo a lista completa:
*O jornalista Wagner Montes se elegeu Deputado Estadual do RJ pelo PDT;
*O goleiro Danrlei se elegeu Deputado Federal do RS pelo PTB;
*O atacante Marques se elegeu Deputado Estadual de MG pelo PTB;
*O atacante Romário se elegeu Deputado Federal do RJ pelo PSB;
*O ator Stepan Nercessian se elegeu Deputado Federal do RJ pelo PPS;
*O ex-BBB Jean Wyllis se elegeu Deputado Federal do RJ pelo PSOL;
*A atriz Myrian Rios se elegeu Deputada Estadual do RJ pelo PDT;
*O atacante Bebeto se elegeu Deputado Estadual do RJ pelo PDT.
Agora que a eleição foi concluída, só nos resta torcer por todos os representantes conseguirem exercer um bom mandato e contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento do nosso país.

"Eu vejo a vida melhor no futuro/ Eu vejo isso por cima de um muro/ De hipocrisia/ Que insiste em nos rodear" *Lulu Santos*

sábado, 2 de outubro de 2010

Para sorrir II

Recebi por e-mail e acho que conseguirá tirar um sorriso de quem lê:


PAPAGAIO DE PUTEIRO

Uma senhora está farta de ficar sozinha a maioria do tempo e, procurando por companhia, resolve comprar um papagaio. Então, ela entra na loja e pergunta o preço do animal, quando o dono da loja diz:
-Olha, eu tenho esse papagaio aqui e lhe vendo por R$20,00!
Ela fica feliz com o preço e resolve levar o bichinho, mas o dono da loja adverte:
-Esse papagaio pertencia a um prostíbulo, antes de eu tê-lo comprado. Portanto, ele fala algumas grosserias de vez em quando, mas é muito esperto.
Como a senhora estava muito determinada em comprar o papagaio, leva o bicho e o coloca em uma gaiola logo na entrada da sua casa. O bicho olha em volta, em seguida olha para a senhora e diz:
-Nova casa. Nova cafetina.
A mulher fica um pouco espantada, mas depois acha engraçado.
As filhas da senhora chegam da escola e o papagaio diz:
-Nova casa. Nova cafetina. Novas putas.
As meninas ficam espantadas, mas a mãe explica o caso e elas também acham engraçado.
Então, o marido chega em casa à noite e o papagaio olha pra ele e diz:
-Nova casa. Nova cafetina. Novas putas. Oi Jorge! Mudou de puteiro?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições 2010

No próximo domingo, 03 de outubro, os brasileiros irão às urnas e escolher seus representantes. Escolheremos seis pessoas que nos representarão: Deputado Estadual, Deputado Federal, dois Senadores, Governador e Presidente da República. Ufa!
O interessante é que no Brasil existem vários partidos políticos; porém, todos “defendem” a mesma tríade: Saúde, Educação e Segurança. Bandeiras que são levantadas em todas as eleições e por todos os candidatos. Sai governante, entra governante e os discursos são sempre os mesmos. Se não bastasse a dificuldade em escolher o melhor representante entre tantas falas repetitivas, na “democracia” tupiniquim o voto é obrigatório. Ou seja, simpatizando ou não com os candidatos, o brasileiro é forçado a escolher.
Apesar dos escândalos que já fazem parte da política brasileira; da “Lei Ficha Limpa” que – até o momento – ninguém sabe se servirá para essa eleição ou para alguma eleição futura; e da decisão do Supremo Tribunal Federal em que o eleitor poderá votar apenas com um documento de identificação oficial com foto; o Brasil avança em várias áreas e precisamos seguir confiando “no futuro da nação”!
Boa eleição brasileiros!