terça-feira, 17 de janeiro de 2012

UFC


Nos últimos dias nenhum esporte foi tão comentado como o UFC. Eu, particularmente, aprendi a admirar as lutas marciais e, talvez, um dia, se tiver oportunidade, possa começar a praticar alguma. O fato é que resolvi pesquisar e, através da informação, diminuir o preconceito em torno de campeonatos de luta. O UFC (Ultimate Fighting Championship – Campeonato de Maiores Lutadores) é um campeonato de MMA (Mixed Martinal Arts – Artes Marciais Mistas). Os lutadores desse esporte praticam diferentes artes marciais como: jiu-jitsu, boxe, luta livre olímpica, caratê, boxe tailandês, boxe chinês, muay thai, entre outras.
Os lutadores se enfrentam com 5 assaltos de 5 minutos(numa luta principal) e com 3 assaltos de 5 minutos (em decisão de título) em um ringue com forma de octógono e fechado por uma grade. Os resultados das lutas se definem com:
•Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região anterior à cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.
•Finalização - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente.
Ps: No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro irá intervir, e será decretada a finalização da mesma forma.
•Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.
•Nocaute Técnico - Pode ocorrer de diversas formas:
->Decisão médica - Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido à um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.
->Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.
->Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.
•Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc.
Por incrível que possa parecer nunca se registrou uma morte no UFC. As artes marciais ensinam a técnica da luta, mas também ajudam no equilíbrio emocional e no controle da agressividade. O UFC é um campeonato com regras, com árbitro, com júri e, se necessário, ajuda médica imediata.
Discordo de quando chamam os lutadores de UFC de "gladiadores modernos". Os gladiadores eram lutadores escravos na Roma Antiga que combatiam na arena com homens e feras para divertimento do povo, usando uma espada curta como arma. Muitos desses duelos acabavam com a morte de um dos combatentes, fosse durante o combate, fosse por exigência do público. No UFC os lutadores usam técnicas das artes marciais e não me lembro de nenhuma luta ter acabado em morte.
Carnificina nós vemos nas ruas, provocadas por pessoas desequilibradas que pegam armas e saem atirando contra tudo e todos, matando inocentes em nome de uma ideologia torpe ou pelo simples prazer em matar.
Viva o esporte! Viva a ocupação de crianças e jovens em tatames e ringues e não nas ruas! Viva nossos campeões brasileiros de UFC: Rodrigo Nogueira (Minotauro), Júnior dos Santos, Marco Ruas, Lyoto Machida (The Dragon), Maurício Rua (Shogun), Anderson Silva (The Spider), Vitor Belfort (The Phenom), Royce Gracie, José Aldo e Diego Brandão (Ceará). Parabéns campeões! Continuem raçudos!


*Fonte dos dados: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultimate_Fighting_Championship*

Nenhum comentário:

Postar um comentário