Nessa data é comemorado o dia dos namorados no hemisfério norte, mais conhecido como dia de São Valentim, ou Valentine's Day. O nosso dia dos namorados é só em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro.
As comemorações dos dias dos namorados têm as mais variadas explicações. Todas baseadas nas tradições cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III, em Roma.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II, que queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não queriam abandonar as suas mulheres e famílias pra ir para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens. Foi então que Valentim, revoltado, resolveu realizar casamentos secretos. E quando ele foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado. E isso aconteceu no dia 14 de fevereiro.
Já na Roma antiga, a data era celebrada em 15 de fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da primavera). Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das moças. Cada rapaz retirava um nome, e essa seria a sua namorada durante a comemoração e o ano que se seguia.
Com o tempo, o dia 14 de fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, principalmente na Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos. O dia 14 de fevereiro marcava também o princípio da época de acasalamento das aves.
Já no Japão, por exemplo, existem dois dias dos namorados. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e afins. E no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o presente.
*Fonte: http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1647639-10345,00-SAIBA+AS+CURIOSIDADES+SOBRE+O+DIA+INTERNACIONAL+DO+AMOR.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário