terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Menino Jesus e o Papai Noel


Papai Noel, nossas crianças precisam de símbolos, de histórias, do “faz-de-conta”, além de contos de fada, etc. Você, Papai Noel, veio do norte europeu, tinha o nome de São Nicolau, andava distribuindo presentes. Todavia, você sabe que as coisas mudaram, na verdade, no passado você representou o Pai que nos deu seu Filho. Precisamos da paternidade.
Hoje, Papai-Noel, você não representa mais nada disso. Sei que esta conversa não vai lhe agradar e, por isso, peço desculpas já antecipadamente. Sim, no Natal, o centro é uma criança pobre, humilde, sem teto, desalojada, na periferia, cheirando esterco. “Um Menino nos foi dado” (Isaías 9:6). O aniversariante, o dono da festa é Jesus nascido em Belém, cidade do pão, ou seja, da partilha, da solidariedade.
Você, Papai Noel, veio do comércio, do mercado, é um marqueteiro do consumismo, um sedutor de crianças, porta-voz das vitrines e compras. Ninguém, Papai-Noel, é contra a festa, os presentes, a alegria. Mas, nossas crianças acabam esquecendo o Menino que colocou a criança no centro de seu reino. Elas, hoje, são fascinadas pelo consumismo e com voracidade viverão seu futuro como escravas da moda, das compras e do desperdício. Jesus foi desalojado e as lojas endeusadas. Desde aquele tempo até hoje, Deus foi despejado, excluído, abandonado: “Não havia lugar para eles.” (Lucas 2:7).
Que pena! Muita gente não acredita mais em nada, nem no Menino e muito menos em você, Papai-Noel. Nosso Natal cristão virou feriadão. Apagam-se as luzes da fé e acendem-se as do comércio. O Velho matou o Menino. É verdade que temos gestos lindos de solidariedade, encontros familiares, celebrações litúrgicas. Eis o Natal com Jesus, com o aniversariante, com Maria, José, os anjos, os pastores, os magos. Estes últimos abandonaram suas riquezas, horóscopos e adoraram Jesus. Encontraram o verdadeiro caminho: o Menino e sua Mãe.
Papai Noel, você não precisa desaparecer. Mas precisa mudar. Reconhecemos que você faz gestos humanitários nos hospitais, nas fábricas, etc. Faça como o velho Simeão no templo e ajude-nos a dar o Menino Jesus para as crianças. Que o Menino seja conhecido, amado e seguido.

Natal é a história de uma gravidez não abortada, é uma festa de fé, esperança e amor que todos os domingos é celebrada na liturgia. Demos um lindo presente ao Menino: os nossos pecados e um grupo de reflexão. Natal é festa da encarnação, da salvação, da partilha, da solidariedade. Nasceu o Príncipe da Paz. Seu trono é fundado na justiça e no direito. O Menino de Belém, com Maria e José, abençoem e nos confirmem no verdadeiro espírito de Natal. Com hinos de glória a Deus nas alturas e com gestos de paz, nos tornaremos mais humanos, alegres, verdadeiros, sensíveis, solícitos e bons. Depois que Jesus veio não podemos viver num mundo sem Jesus e numa sociedade pós-humana. Vamos renascer neste Natal, recuperar o que foi perdido e reencantar-nos pelo Menino.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Artigo publicado na Folha de Londrina, 15 de dezembro de 2007.
Fonte: http://missoes72.wordpress.com/2009/11/19/o-menino-jesus-e-o-papai-noel/


*** Que o verdadeiro espírito do Natal preencha o coração e os lares de todos vocês! Desejo luz, saúde e paz a todos! FELIZ NATAL!! ***

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lágrimas

Lágrimas de tristeza
Lágrimas de incerteza
Lágrimas de felicidade
Lágrimas de saudade
Lágrimas de arrependimento
Lágrimas de sofrimento
Lágrimas de temor
Lágrimas de amor
Lágrimas de emoção
Lágrimas de compaixão

As lágrimas choradas
São tão salgadas!
Deixam a face lavada
E a alma regada.
Oh, líquido companheiro!
Nesse mundo tão passageiro...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mais uma de e-mails

O texto chama-se "Homens" e pede-se que seja repassado para mulheres inteligentes que precisem dar umas risadas e para homens capazes de lidar com isso. Eu, resolvi postar no Meu Feminino Olhar e espero que vocês leiam com bom humor!

HOMENS

Os homens bons são feios.
Os homens bonitos não são bons.
Os homens bonitos e bons são gays.
Os homens bonitos, bons e heterossexuais estão casados.
Os homens que não são bonitos, mas são bons, não têm dinheiro.
Os homens que não são bonitos, mas que são bons e com dinheiro, pensam que só estamos atrás de seu dinheiro.
Os homens bonitos, que não são bons e são heterossexuais, não acham que somos suficientemente bonitas.
Os homens que nos acham bonitas, que são heterossexuais, bons e têm dinheiro são covardes.
Os homens que são bonitos, bons, têm dinheiro e graças a Deus são heterossexuais, são tímidos e NUNCA DÃO O PRIMEIRO PASSO!
Os homens que nunca dão o primeiro passo, automaticamente perdem o interesse em nós quando tomamos a iniciativa.
AGORA... QUEM NESSE MUNDO ENTENDE OS HOMENS?
Moral da História:
Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar.

"Mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas". Vinícius de Moraes

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Encruzilhada


Dezembro. Não sei se isso acontece com você, mas eu costumo avaliar minha vida nessa época de fim de ano. E, na minha auto-análise, percebi que existem muitos pontos que eu quero mudar em 2011. Infelizmente, algumas dessas mudanças não dependem apenas do meu querer.
Embora eu me encontre dentro de um túnel totalmente escuro, sem nenhum raio de luz iluminando o meu caminho, sigo tateando em busca de uma saída. Oro a Deus, peço-Lhe proteção, serenidade e saúde para conseguir seguir em frente e encontrar as respostas para as perguntas que há muito tempo não me abandonam. Quando a dúvida é no amor, brincamos de bem-me-quer mal-me-quer. Mas, quando a incerteza é na vida profissional, não é momento para brincadeiras, no máximo podemos refletir enquanto, mecanicamente, despedaçamos as pétalas de uma linda flor.
Procurei encontrar em parceiros a maneira mais rápida de dar o giro de 360° que necessito, mas as tentativas foram em vão. O que fazer? Encontrar um novo foco e seguir ao encontro dele mesmo que sozinha. Só sei que preciso me encontrar, brevemente!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Tríade

Confiar, respeitar e admirar,
Os três verbos que conjugam qualquer relação.
Os três pilares que lhe dão sustentação.

Admirar as ações do outro,
Confiar nas palavras do outro,
Respeitar a individualidade do outro.

Confiança, respeito e admiração.
Obrigada por essa tríade ser presente
No relacionamento da gente!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Amor Maiúsculo

Um homem bastante idoso procurou uma Clínica para um curativo em sua mão ferida, dizendo-se muito apressado porque estava atrasado para um compromisso.
Enquanto o tratava, o jovem médico quis saber o motivo da sua pressa e ele disse que precisava ir a um Asilo de Velhos tomar café da manhã com sua mulher que estava internada lá há bastante tempo.
Sua mulher sofria do "Mal de Alzheimer" em estágio bastante avançado...
Enquanto terminava o curativo, o médico perguntou-lhe se ela não ficaria assustada pelo fato dele estar atrasado.
-Não, disse ele. Ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos ela nem me reconhece...
Intrigado, o médico lhe pergunta:
-Mas se ela já nem sabe quem o senhor é, por que essa necessidade de estar com ela todas as manhãs?
O velho sorriu, deu uma palmadinha na mão do médico e disse:
-É verdade... Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei muito bem QUEM ELA É!
Enquanto o velhinho saía apressado, o jovem médico sorria emocionado e pensava: "Esta é a qualidade de Amor que eu gostaria para a minha vida".

O Amor não se reduz ao físico, ao romântico...
O Amor verdadeiro é a aceitação
DE TUDO O QUE O OUTRO É...
DE TUDO O QUE O OUTRO FOI...
DO QUE SERÁ...
DO QUE JÁ NÃO É...

Como o bom velhinho, que também vocês amigos, possam dar e receber, em profusão, deste Amor Maiúsculo.

*Autor desconhecido*